segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

I May Destroy You.

 

Quantas dores somos capazes de suportar, sem que isso nos destrua completamente?

Quantas violências sofremos ao longo da vida e nem nos damos conta?

Por não percebemos ou por simplesmente nem temos entendido. Quantas vezes? 

Eu não consigo nem somar. 

Quantas histórias vividas, ouvidas e vistas de perto, de longe em todo lugar o tempo todo... Vendo I may Destroy my (minissérie, 2020 da HBO ) muitas questões reais e importantes que se dispersam com o cotidiano me estimularam a escrever. 

Por que, pra mim, a minissérie tem uma missão maior do que somente expor a nossa vulnerabilidade, nossas dores, medos, traumas... pra mim, trouxe um novo olhar sob a resiliência. Esse novo mundo que se abre quando você finalmente entende e vê o que acontece ao seu redor. 

O que fazer quando vc finalmente entende o que tá acontecendo com vc mesma. 

Eu sei, eu sei...parece que é uma resposta fácil, mas não é. Garanto. Juntar os pedaços e reconstruir... Sem falar que, primeiro vc precisa encontrar os pedaços que vão se perdendo no caminho. 

Essa minissérie, baseada numa história real, escrita, dirigida e protagonizada por uma mulher negra que corajosamente rompe seus próprios conflitos pra mostrar através da sua arte como encarar seus próprios monstros, como ressignificar suas dores, realmente me tocou. 

Com um humor ácido, irônico, incrivelmente bem feito, num tom de revolta e reflexões, a trama me abraçou de um jeito que eu senti muito a necessidade de compartilhar essa sensação. Ela traz de forma sutil e áspera (e a cada cena, eu só pensava: _ Gênia!) Não somente a questão de violência de gênero, racismo, amizade, auto cuidado, lgbtfobia, vícios, mas tbm sobre a essa hiper conectividade em que estamos vivendo. Até que ponto isso é saudável e realmente necessário. 

Tive a impressão que os diálogos foram extremamente bem elaborados e não somente pra chocar, o que infelizmente vem acontecendo muito ultimamente no mundo cinematográfico. Me passou a sensação de ela está dizendo:

"Eu sei do que eu tô falando e tenho certeza que vc também sabe."

Por isso, fica aqui a recomendação, pra que mais meninas se sintam abraçadas e despertadas como eu me senti ao ver, I May Destroy You. 💕🎬


Nota: 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário