sábado, 8 de janeiro de 2022

Midsommar - O Mal Não Espera a Noite

 


Apesar do contexto de criar um filme de terror que se passa todo durante o dia, tinha tudo pra ser mais um filme clichê, mas aqui a experiência é bem surpreendente.

A narrativa decorre sobre lutos, traumas e emancipação. Midsommar carrega diversos símbolos que além de prender a atenção nos faz emergir na trama que conta a história de Dani uma menina que acabou de perder os pais e vive um relacionamento toxico com seu namorado. 

Fragilizada a moça embarca numa viagem para uma aldeia, com o namorado e uns amigos afim de celebrar e conhece seus rituais pagãos. Mas o que parecia uma alternativa de fugir do luto e se aproximar de seu namorado passa a ser uma intensa jornada de autoconhecimento e libertação. 

O longa deixa desde o início, aos olhares mais atentos, pistas do que está por vir. Aos poucos vamos embarcando na narrativa de cada personagem e percebendo que coisas estranhas estão acontecendo. É tudo bastante desconfortável e perturbador, o que propositalmente causa a vontade de entender o que está acontecendo naquele vilarejo. 

Algumas cenas são bem marcantes, como a cena do choro coletivo. Percebe se que mesmo com toda bizarrice daquele lugar, Dani se sente acolhida por aquelas pessoas, quando elas a imitam em sua dor.  

Entendendo que Dani precisava sair do estado de passividade em que permitia que seu namorado dominasse a relação, a protagonista começa a se sentir parte daquela comunidade e se fortalecer com o “apoio” deles. Mostrando a importância da empatia e solidariedade na vida das pessoas. 

Outro fato interessante na trama é como toda a vida daquelas pessoas giram em torno dos rituais que eles realizam a cada 90 anos, que simbolicamente indica um ciclo de vida. Pois ao envelhecer os anciões passam a ter uma missão importante para que o novo ciclo se reinicie. Ritos de fertilidade, amor e prosperidade. É como se o folclore sustentasse as suas principais fontes de sobrevivência.

Midsommar é uma história que vale a pena ver e refletir sobre ela. O thriller psicológico certamente vai te proporcionar mais do que somente sustos, mas a uma experiência bem profunda e significativa.

 


Nota 10/10

Disponível na amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário